Avaliação psicológica na área da saúde

  • Categoria: Avaliação Psicológica

Sendo o ser humano muito mais que um corpo físico, o atendimento integral à saúde torna-se indiscutível. A atuação do Psicólogo contribui para um atendimento mais efetivo na área da saúde, por isso a avaliação psicológica é solicitada em contextos diversos, como cirurgia bariátrica, transplante ou cirurgias de maior porte, cirurgia de redesignação de sexo, laqueadura e vasectomia. Essa avaliação compõe o processo como atividade prévia aos procedimentos cirúrgicos.

Avaliação psicológica para cirurgias bariátricas


A avaliação psicológica ou acompanhamento em cirurgias bariátricas tem a finalidade de conhecer o paciente e realizar um quadro de obesidade. Busca por uma compreensão dos fatores emocionais, comportamentais e hábitos sociais que estejam associados ao ganho de peso.
Os familiares também são envolvidos neste processo e informados sobre os riscos e benefícios da cirurgia.
Finalidade de sensibilizar e conscientizar sobre a obesidade.
O Psicólogo compõe a equipe multidisciplinar como atividade avaliativa das condições existenciais do paciente que pretende se submeter a cirurgia bariátrica.
O paciente deve estar preparado e disposto a mudar o estilo de vida para ter assegurada sua capacidade de tolerância a essa nova rotina e ser estimulado a reconstruir sua confiança.
Em 2013, a Agência Nacional de Saúde (ANS) - órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização de atividades que visam garantir a assistência suplementar à saúde - divulgou a Resolução Normativa nº 338, que atualiza o rol de procedimentos e eventos em saúde.
A medida entrou em vigor em 2014 e inclui procedimentos como cobertura mínima obrigatória de 12 consultas/sessões com psicólogo(a), por ano de contrato, a candidatos(as) a laqueadura, vasectomia, cirurgia bariátrica, implante coclear (conhecido como "ouvido biônico") e pacientes ostomizados/estomizados, ou seja, que passaram por cirurgia para a colocação de fístulas.